Noções de ruído
CURSO DE VERÃO
NOÇÕES DE DOSIMETRIA DE RUÍDO
PROFESSORES: Eneluzia Lavynnya Corsino de Paiva China Luciano Costa Figueiredo
SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho individual.
____________________________________________
* SOM
Se perguntar a um indivíduo o que é o som, ele responderá: “Som é tudo aquilo que nós ouvimos”, conforme pesquisa de Davis (1970 apud Russo, 1997).
O termo “som” é utilizado para as sensações prazerosas, como música ou fala; mas, para ser percebido, é necessário que esteja dentro de uma faixa de freqüência captável pela orelha humana. Esta faixa de audição compreende a área de freqüências de 20 a 20.000 Hz.
Ele é definido como variação de pressão atmosférica dentro dos limites de amplitude e banda de freqüências aos quais a orelha humana responde. É uma modificação de pressão que ocorre em meios elásticos, propagando-se em forma de ondas ou oscilações ‘’’mecânicas longitudinais e tridimensionais, que produz uma sensação auditiva. Um ruído é apenas um tipo de som, mas um som não é necessariamente um ruído.
Almeida et al. (1995) relata que, em 1978, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu ruído como sendo um fenômeno acústico dissonante ou anárquico, aperiódico e indesejável; mistura de sons cujas freqüências diferem entre si por valor inferior à discriminação em freqüências da orelha. O ruído é uma onda sonora aperiódica e, sendo assim, é muito difícil ou quase impossível prever a forma da onda em um intervalo de tempo, a partir do conhecimento de suas características, durante outro intervalo de tempo de igual duração. O movimento vibratório de uma onda aperiódica como o ruído ocorre ao acaso, é aleatório e, por esta razão, imprevisível.
A presença do ruído em um