Noções de Enfermagem
Noções de Enfermagem
Sumário 1
Introdução
3
2
Isolamento por KPC
4
3
Isolamento por VRE
5
4
Acinetobacter (Acineto)
6
5
Conclusão
7
6
Referências
8
Introdução Para cada tipo de infecção existe um pacote específico de medidas preventivas e diferentes estratégias de vigilância. Uma importante e eficaz medida utilizada em todos os casos identificados é o isolamento do paciente, ou seja, a permanência individualizada em seu quarto, com utilização de luvas e avental pela equipe que realiza o atendimento, dando maior segurança aos outros pacientes da instituição.
Isolamento por KPC A KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) é conhecida como sendo do tipo oportunista, ou seja, ataca paciente com quadros de saúde complicados, vítimas de doenças graves ou que estão com suas defesas diminuídas, como pessoas que passaram por cirurgias, portadores de sondas e cateteres, transplantados de órgãos e indivíduos em tratamento quimioterápico. Se desenvolverem infecção, esses pacientes geralmente permanecem no hospital por mais tempo e sofrem piora em seu prognóstico, o que pode aumentar o risco de morte.
As superbactérias são micro-organismos que produzem uma substância (enzimas carbapenemases) que inativam os antibióticos, desenvolvendo assim sua resistência. Elas são, atualmente, as grandes vilãs no combate às infecções hospitalares.
Isolamento por VRE O enterococo resistente à vancomicina (VRE) é um dos principais patógenos causadores de infecções hospitalares, e atualmente sua presença é notável em infecções urinárias, infecções de sítio cirúrgico e bacteremias. São habitantes normais do trato gastrintestinal havendo 16 espécies descritas, sendo que há predominância de duas (E. faecalis e E. faecium). O gênero Enterococcus apresenta resistência intrínseca a