Noções de Debito e Crédito
Noções de débitos e créditos
Alguns historiadores relatam que aproximadamente dois mil anos a.C. * já existiam os primeiros sinas, de registros do método das partidas dobradas. Com o surgimento e a evolução do capitalismo no fim da idade média houve uma maior necessidade de busca por informações e registro das modificações do patrimônio individual e empresarial.
Com o desenvolvimento econômico e social, a ciência contábil encontrou um campo propicio para seu crescimento e desenvolvimento de novas teorias e aplicações do método das partidas dobradas que consiste na técnica de debitar e creditar, os atos e fatos administrativos e financeiros das atividades realizadas pelas empresas.
Portanto, o método das partidas dobradas, é uma técnica de escrituração essencial na rotina contábil, para mensuração do patrimônio e desenvolvimento das empresas.
1.1 Justificativa
A escolha do tema foi baseada com intuito de aprimorar o conhecimento do método das partidas dobradas na prática da profissão contábil. Esse método tornou-se mais apropriado, tendo em vista que passou a produzir informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades de análise da situação líquida patrimonial das entidades, pelos gestores do patrimônio e outros que tenham a necessidade de conhecer a situação econômico-financeira e patrimonial da entidade.
1.2.1. Objetivo geral
Demonstrar a aplicação do Método das Partidas Dobradas na Contabilidade.
* Antes de Cristo
1.2.2. Objetivo específico
Relatar as diferenças entre débito e crédito na linguagem contábil.
Conceituar débito e crédito.
Demonstrar a necessidade de aplicação do débito e crédito no dia a dia da contabi lidade.
1.3. Problema de pesquisa
Qual a Importância da aplicação do método das partidas dobradas na escrita contábil das empresas?
1.4.Metodologia
A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho constitui de pesquisas bibliográficas em livros, revistas técnicas