noções de cosmografia
UNIDADE II – NOÇÕES DE COSMOGRAFIA
Cosmografia é a parte da astronomia que se preocupa com o estudo e descrição do universo. Atualmente a cosmografia está incorporada na Astronomia, Cartografia, Náutica e Geografia.
2.1 COORDENADAS GEOGRÁFICAS
É um sistema de referência e posicionamento, onde um paralelo (Latitude) e um meridiano (Longitude) se encontram formando uma coordenada.
Latitude
Distância referente a linha do Equador. A maior latitude equivale a 90 graus ao Norte ou ao Sul e a menor é de 0 graus na linha do Equador.
Fig. 1 – Linhas de latitude no globo terrestre.
Longitude
Distância referente ao meridiano de Greenwich. A maior longitude é de 180 graus para leste (representado no mapa pela letra E) ou para oeste (representado pela letra W).
Fig. 2 – Linhas de longitude no globo terrestre.
Altitude
É a terceira coordenada geográfica e corresponde à distância, em metros, medida na vertical, entre o nível médio das águas do mar e um dado lugar.
Dependendo da posição do lugar em relação ao nível do mar a sua altitude pode ser positiva (se o lugar se encontra acima do nível do mar) ou negativa (se o lugar se encontra abaixo do nível do mar).
Fig. 3 – Linhas de altitude no perfil terrestre.
Globo Terrestre
Sábios da antiguidade pensavam que a terra era plana e retangular. Depois de derrubada esta teoria, por muito tempo se acreditou que a terra tinha apenas uma forma esférica com certo achatamento nos pólos, o que confere uma forma elipsoidal (Fig. 4).
Fig. 4 – Globo terrestre de forma esférica com achatamento nos pólos.
Atualmente sabemos que a terra possui a forma de um geóide, o que é um modelo físico da forma da Terra, ou a "figura física da Terra", levando em conta seu campo de gravidade.
A superfície do geóide é mais irregular do que o elipsóide usado habitualmente para aproximar a forma do planeta (Fig. 5)
Fig. 5 – Forma de Geóide e Elipsóide da