noções de analise
O conceito de análise de investimentos pode ser entendido como sendo um conjunto de técnicas avançadas, utilizando Estatística, Matemática Financeira e Informática, que permitem a comparação entre os resultados de tomadas de decisão referentes a alternativas buscando uma solução eficiente para uma decisão compensadora. De um modo geral, chamamos de investimento toda aplicação de dinheiro visando a ganhos. A aplicação pode ser no mercado financeiro (caderneta de poupança, fundos e ações) ou em unidades produtivas de empresas em geral.
Quando da realização de um determinado investimento, levantamos várias alternativas para sua execução final.
Ao conjunto de determinados métodos utilizados para otimizaras alternativas propostas, denominamos análise de investimento.
Um estudo de análise de investimento compreende: um investimento a ser realizado; por exemplo: substituição de um equipamento por outro; construção de uma nova fábrica; lançamento de um novo produto; atendimento a novos padrões de qualidade.
enumeração das alternativas tecnicamente viáveis; análise de cada alternativa; comparação de cada alternativa; escolha da melhor alternativa.
A decisão da implantação de um projeto deve considerar:
critérios econômicos: rentabilidade do investimento; critérios financeiros: disponibilidade de recursos; critérios imponderáveis: fatores não conversíveis em dinheiro (boa vontade de um fornecedor, boa imagem da empresa,etc.).
Isso nos motiva às seguintes definições:
taxa mínima de atratividade (TMA): é a taxa de juros mínima por que convém o investidor optar em determinado projeto de investimento, que pode ser oferecida através de:
Pessoa física: taxa de juros da caderneta de poupança;
Pessoa jurídica: taxa de juros dos bancos comerciais, taxa de juros dos bancos de investimentos, valorização dos títulos públicos, rentabilidade da empresa; e
Vida útil de um investimento (n): é a diferença entre a data