Noções básicas para o exercício profissional - Odonto
Quais são os principais documentos odonto-legais que você conhece?
Documentação odontológica ou prontuário odontológico é o conjunto de documentos pertencentes ao paciente obtidos para fins de tratamento e diagnóstico. A função dos documentos é o registro fiel das informações ou fatos verdadeiros sobre determinada situação, não importa o meio em que são apresentados. A documentação odontológica possui grande importância nas relações de consumo, pois comprova como se deu a relação fornecedor (cirurgião-dentista) e consumidor (paciente), regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, comprova os atos éticos praticados pelo cirurgião-dentista.
Os principais documentos são: * Prontuário: Conjunto de documentos de importância médico-legal e jurídica. Em um processo judicial tem o mesmo valor que um contrato. Nele deve constar as informações do profissional e as informações do paciente.
* Anamnese: Conjunto de informações que faz parte da história clínica do paciente até o momento do exame. Onde há as informações sobre :
1- Queixa principal ou motivo da consulta. (Informações adquiridas pelo paciente)
2- Evolução da doença atual. (Estado geral do paciente - passado e presente; estabelecimento do correto diagnóstico, prognóstico e planejamento terapêutico história médica e odontológica, presença de doenças crônicas e agudas, histórico de alergias, cirurgias passadas, doenças familiares, uso de medicamentos, etc. )
* Ficha Clinica: São as informações colhidas no exame clínico. (exame clínico, pesquisa de hábitos, odontograma, registro da condição dentária) .
* Plano de Tratamento: Apresentar ao paciente TODAS as possibilidades de tratamento, inclusive as que o profissional não tem condições de executar.
* Exames complementares, radiografias, modelos e fotografias.
* Prescrição e medicamentos.
O que é laudo pericial?
Um laudo