Novos movimentos sociais
A percepção que a humanidade tem do meio ambiente é um lugar de onde se extraem riquezas, mas é desvalorizado em sua totalidade, mero pano de fundo para s atividades humanas, uma dimensão exterior ao homem, capaz de absorver de forma infinita tudo aquilo que não lhe serve.
A partir dos anos 60 o planeta começa a passar por uma crise ecológica. Vários tipos de contaminação: pesticidas e resíduos nucleares já comprometiam o ar e a água. O meio ambiente que até então não era problema de ninguém, passou a ser responsabilidade de todos.
A grande transformação cultural depende do surgimento de uma nova mentalidade. Por conta disso, os profissionais do ensino tem uma grande fatia da responsabilidade sobre o destino do meio ambiente mundial.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Diz escritora que está por vir um novo feminismo. O capitalismo coloca a mulher em segundo plano, o marido ganha dinheiro, e o papel da mulher é sustentar o patriarca. é necessário que haja uma harmonia entre homens e mulheres, pois acabar com o machismo é impossível.
ONG’sA falência do projeto socialista colocou em xeque as propostas da esquerda, que até então conduzira boa parte das reivindicações dos movimentos sociais. Mas, ao mesmo tempo, a realidade continuou mostrando-se insatisfatória para a maioria da população.
As ONG’s levaram para a esfera do trabalho social elementos significativos da livre-iniciativa, como maior agilidade e eficiência. Tornaram-se centros de recursos humanos a serviço de associações comunitárias e movimentos sociais, articulando, num circuito externo ao governo, iniciativas originadas nos vários planos da sociedade