novos caminhos para a educação cristã
HERMENÊUTICA BÍBLICA: UMA CONFISSÃO REFORMADA por Dr. Greg Bahnsen
Tradução: rev. Jucelino Souza
HERMENÊUTICA BÍBLICA: UMA CONFISSÃO
REFORMADA1
por Dr. Greg Bahnsen2
Tradução: rev. Jucelino Souza
3
Artigo 1 º
1. A PRERROGATIVA DO SENHOR DEUS DE REVELAR A SI MESMO
1.1 - AFIRMAMOS que somente o SENHOR Deus tem a competência e a autoridade para definir seu próprio caráter, obra e vontade, assim sendo, o conhecimento do homem sobre estes aspectos depende da autorevelação divina.
1.2 - AFIRMAMOS que a única autoridade incontestável para a doutrina ou a vida, tanto para o crente ou para igreja corporativa, é o SENHOR Espírito Santo falando na Escritura.
1.3 - NEGAMOS que a especulação, a imaginação, e a tradição humanas (mesmo que da igreja), ou o raciocínio (mesmo que seja chamado de "ciência") tenham a capacidade ou o direito de repudiar, substituir, corrigir ou complementar o que o
SENHOR Deus revelou sobre si mesmo, suas obras, ou a sua vontade.
1.4 - NEGAMOS que as contínuas mudanças no arcabouço de conhecimento do mundo a respeito da natureza ou da história ou das mudanças no estilo de vida dos incrédulos justifiquem ou por si só alterem a nossa interpretação da Escritura ou corrijam o que ela ensina.
Artigo 2 º
2. A EFICÁCIA DO SENHOR DEUS AO SE REVELAR
2.1 - AFIRMAMOS que o SENHOR Deus é onipotente e soberano, de modo que nada o impediu de revelar ao homem de forma clara e infalível a sua pessoa e seus atributos, suas obras e sua vontade.
2.2 - AFIRMAMOS que o processo de transmissão da palavra do SENHOR Deus através dos séculos não diminuiu a infalibilidade e autoridade da mensagem original.
2.3 - NEGAMOS que algo sobre a mente humana e seu funcionamento, qualquer característica sobre a linguagem humana, ou a particularidade temporal e cultural de toda a comunicação possa impedir o SENHOR Deus de entregar ao homem uma revelação clara e universalmente aplicável de si mesmo, de suas obras e de sua vontade. 1
O título