Linguagem e expressão corporal
Vanessa de Almeida
Resumo
Para Vygostsky a linguagem é o sistema simbólico elementar de todos os grupos humanos. Neste sentido, a linguagem desempenha papel fundamental na elaboração de pensamento dos seres humanos, o que possibilita a interação entre os mesmos e a leitura singular do mundo. Assim, podemos falar também da expressão corporal que é uma forma de comunicação, de uma linguagem corporal em que funciona como meio de dar uma maior intensidade a uma idéia que está sendo transmitida. Nesta perspectiva, o paralelo entre a expressão corporal e a linguagem é de suma importância para a exposição deste trabalho, e se torna um tema instigante por estar presente em todos os momentos do ser enquanto sujeito histórico, social e cultural. Com o intuito de analisar melhor a linguagem e as expressões corporais, entrevistamos dois profissionais que trabalham com o corpo como forma de linguagem. Em ambos, na teoria e na prática, há uma interação entre organismo e ambiente, que se em sintonia promove o desenvolvimento do indivíduo.
Introdução Teórica
Para Vygotsky os processos mentais superiores são processos mediados por sistemas simbólicos que caracterizam o pensamento tipicamente humano – ações conscientemente controladas, atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, comportamento intencional. Neste sentido, a linguagem, segundo Vygotsky, é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
Vygotsky trabalha com duas funções básicas da linguagem: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante. A principal função, e que realmente interessa a este trabalho, é a de intercâmbio social: é para se comunicar com seus semelhantes que o homem cria e utiliza os sistemas de linguagem. Essa função de comunicação com os outros é bem visível no bebê que está começando a aprender a falar: ele ainda não sabe articular palavras, nem é capaz de compreender o significado