TEXTO
Os gêneros textuais são considerados como uma espécie de noção para os diferentes textos materializados que são encontrados cotidianamente. Em outras palavras, pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. (RAMILE, 2012)
Entre os gêneros textuais há um grupo denominado gênero textual do agrupamento do narrar que se referem às narrativas, histórias escritas ou simplesmente histórias contadas e passadas de geração a geração. Essas narrativas surgem na sua maioria a partir dos conhecimentos, da cultura e da imaginação de um povo. Existem vários tipos de gêneros do narrar, são exemplos:
Lendas: São narrativas contadas oralmente pelas pessoas, são histórias fantasiosas que buscam explicar acontecimentos misteriosos, misturando fatos reais e imaginários. Muitas lendas se tornam conhecidas e são registradas na linguagem escrita. Exemplos: Saci-Pererê, Mula sem cabeça, Boitatá, Caipora e Lobisomem.
Mitos: Os mitos são histórias que buscam explicar fatos reais, fenômenos da natureza, a origem do homem e das coisas do mundo. Nos mitos há uma grande mistura de realidade e simbologia. Exemplos: Zeus, Medusa, Minotauro e Apolo.
Contos: São narrativas curtas que podem contar fatos reais ou fictícios. O conto tem uma estrutura fechada ligado a um acontecimento ou a um enredo.