Novo
2. MATERIAIS Foram utilizados como objeto de estudo uma luva de PVC cilíndrica e uma esférica de vidro (bola de gude). Como instrumentos de medição utilizou-se um paquímetro analógico da marca Vernier Calipers, com precisão 0,02mm e fundo de escala de 150mm, e um micrômetro analógico da marca Zaas-Micro, com precisão de 0,01 mm e fundo de escala de 25mm.
3. PROCEDIMENTOS Os experimentos foram realizados no laboratório de Física da Faculdade (IESPlan). Cada peça foi medida dez vezes, tendo-se utilizado o paquímetro para as medições da luva de PVC e o micrômetro para as medições da esfera de vidro. Devesse frisar que no caso da luva de PVC, o volume medido foi o do objeto em si, ou seja, desconsiderou-se o volume interno do material.
4. DADOS EXPERIMENTAIS Os dados obtidos pelo grupo, bem como todos os cálculos, estão dispostos nas tabelas anexadas a este relatório, elaboradas em planilha Excel. Nos cálculos de volumes e áreas, foi utilizado o valor de Pi = 3,1415927, fornecido por uma calculadora cientifica Sharp, modelo EL-531.
5. ANÁLISE DO EXPERIMENTO Ao analisar os dados obtidos, percebe-se que há acentuada divergência entre os valores das diversas medições. Considerado-se que os instrumentos utilizados nos experimentos têm precisão na casa dos centésimos de mm (0,01mm, no caso do micrômetro), não se justifica a ocorrência de medidas como 1,853mm, 1,808, 1,817 etc. Encontrados para o diâmetro da esfera de vidro, os quais, como se vê, desacordam já no terceiro algarismo significativo, ou seja, num digito que não deveria variar por não ser o estimado. Essa impropriedade se deve, provavelmente, a falas cometidas pelos integrantes do grupo no manejo dos instrumentos de medição e do objeto cujas dimensões foram aferidas. As medições do diâmetro, por exemplo, podem ter sido realizadas sem observar um