Novo Padrão Tomada - Brasil
A pouco tempo tivemos que passar por uma transformação e adaptação referente a padronização de tomadas , esse talvez tenha sido o maior acordo feito com as empresas fabricantes de tomadas e acessórios e afins do nosso país nos últimos anos , resolvi falar sobre ela pois essa situação é de plena percepção a todos devido a fase de adaptação. Muitas fases foram cumpridas pelas empresas junto a ABNT por ocasião de tempo e investimento, todas as empresas tiveram que se reenquadrar na mudanças.
Sabendo da possível rejeição da Norma NBR 15136 da população , o Governo Federal tratou de elaborar um Plano de Marketing explicativo de colocar a disposição da população todas as informações dessas mudanças em horários nobres da TV e em jornais e revistas de grandes circulação , explicando as necessidades dessa transformação mostrando a as vantagens das novas regras enfatizando a segurança de todos. As empresas dos segmentos preferiram se calar as mudanças e apenas aplicaram as novas normas , uma vez que o governo estava subsidiando esse processo de transformação.
As empresas optaram para elaborar um processo de Marketing buscando novos designes de decoração das tomadas residenciais procurando achar um espaço no conceito dos consumidores um desejo de obter seus produtos com melhor aceitação devido a necessidade das trocas dos anteriores já colocados instalados e em uso além da criação de novos adaptadores para uso do novo padrão .
Esta norma foi aprovada em 2001 com a participação de vários setores da sociedade, sempre buscando a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança dos usuários.
Segurança contra choque elétrico
Em função do rebaixo existente na configuração desta tomada, evita-se o contato com as partes energizadas dos plugues, fato este muito comum quando um plugue está parcialmente inserido na tomada ou quando ocorre uma inserção unipolar deixando um dos pinos