Novo Código Florestal
2-As vantagens que 90% dos produtores rurais que estão m situação irregular no país, pois não seguiram as especificações do código. Eles plantam e desmatam em locais proibidos pela legislação. por exemplo, de plantações, em diversas regiões do país.
Para regularizar a condição dessas famílias, o novo Código Florestal propõe, entre outras mudanças, a flexibilidade das regras de plantio à margem de rios e de reflorestamento. Os ambientalistas, no entanto, contestam o projeto. Segundo eles, haverá incentivo ao desmatamento e impactos no ecossistema. O desafio será equacionar a necessidade de aumentar a produtividade agrícola no país e, ao mesmo tempo, garantir a preservação ambiental.
Áreas irregularmente ocupadas sofrem com enchentes, deslizamentos, assoreamento e seca de rios são as mais fortes candidatas a serem considerados como área consolidada, assim conviver eternamente com esses problemas, já que não haverá recuperação e as ocupações permanecerão. Fazendeiros podem dividir suas propriedades em lotes menores, registrados em nome de familiares, para ficarem isentos da obrigação de reflorestamento.