Novo Combustível S50
Em 1986, o Conselho Nacional do Meio Ambiente promove um programa de controle da poluição (Proconve), para controlar a situação do nosso ar por meio de veículos Automotores.
Esse programa criado pela Petrobras e as montadoras de veículos, reduziram os poluentes que causam doença pelo ar, como o monóxido de carbono, os óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, aldeídos e os materiais particulares.
O diesel S-50 foi desenvolvido em Outubro de 2007 através da Agencia Nacional de Petróleo para veículos novos, a Petrobras apostou num cenário de qualidade e tecnologia para desenvolve-lo, mas teve dificuldade em determina um prazo para manifesta o diesel publicamente, pós o Estado de São Paulo entrou com uma ação preventiva contra a Petrobrás e as montadoras de veículos. A Anfavea comunica ao Ministério do Meio ambiente que não teria tempo para produzir os veículos novos.
No ano de 2008 a Petrobrás anuncia o diesel publicamente mas só para veículos novos com tecnologia P6, no segundo semestre de 2008 a Ministério Publico solicitou uma liminar para que a Petrobras fornecesse o diesel S50 para todos os veículos, mas o Juiz definiu que a Petrobrás fornecesse o diesel S50 só para os veículos novos, entretanto para o atendimento eram necessários os novos motores.
Em 2009 foi criado um grupo técnico envolvendo todas as entidade envolvida no assunto para calcula os impactos ambientais e os benefícios proposto pelo Ministério Publico, no final será obtido um beneficio nas emissões de oxido de nitrogênio para a população Brasileira.
Vantagens do S50
• Redução de emissões de enxofre.
• Menor emissão de material particulado.
• Redução na emissão de fumaça.