Novidades do Windows 7
Ao começar a usar um computador com o Windows 7, a primeira impressão é de grande mudanças no visual. A interface geral do 7 ficou mais limpa e organizada. Comandos como Aero Shake (chacoalhe o mouse sobre uma janela), Aero Peek e Aero Snap (arraste janelas para o canto da tela) foram criados só para mostrar ou esconder as janelas dos aplicativos na tela.
O mais usado, no fim das contas, é o Peek, graças ao pequeno botão retangular no canto direito da tela: em um notebook ele não atrapalha muito, mas em um desktop com mouse, esquecer o ponteiro naquela região significa ver suas janelas sumirem e aparecerem várias vezes sem querer.
O sistema de bibliotecas é outra boa novidade do Windows. As pastas Minhas imagens, Meus documentos e Meus vídeos passaram por uma transformação e, além de receber arquivos, servem como agregadores virtuais para reunir conteúdo semelhante. Por exemplo, se você tiver fotos espalhadas em diversas pastas de seu disco rígido, basta associá-las à biblioteca Imagens e todas serão mostradas no mesmo lugar.
Ainda na interface, a criação das “Jump Lists” é uma das mais interessantes modificações visuais. As “Jump Lists” são listas (de arquivos, documentos, vídeos, fotos, favorites e de funções dentro do programa) associadas a cada aplicativo. Se o Internet Explorer está aberto, a lista mostra os sites visitados recentemente, por exemplo. Mas sua melhor implementação está no próprio menu Iniciar, com acesso rápido aos últimos documentos do Office, músicas do Windows Media Player e assim vai.
Os miniaplicativos da barra lateral, chamados Gadgets