Novembro Azul
Todos contra o câncer de próstata
O Novembro Azul, ou Movember, é um movimento criado no ano de 2003, na Austrália, com o intuito de conscientizar a população sobre o câncer de próstata e incentivar a população masculina a fazer o exame.
BOX
O movimento ocorre no mês seguinte ao Outubro Rosa, iniciado em 1990 e criado oficialmente em 1997, nos Estados Unidos, que tem por objetivo o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama na mulher.
O câncer de próstata assola grande parte da população masculina no mundo, no qual estatísticas apontam para que a cada seis homens, um terá a doença. Se descoberto de maneira precoce a doença tem de 80 a 95% de chance de cura, porém há muitas barreiras para atrapalharem estes números de sucesso. A vergonha é uma delas.
Os exames de diagnóstico são o toque retal e o exame de sangue, porém o toque retal é o grande vilão da história. Nenhum outro exame é tão eficaz quanto, e o preconceito por acreditar que o toque diminuirá a masculinidade acaba distanciando o homem do urologista.
Isso acaba contribuindo para que o câncer de próstata seja, segundo o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), o segundo câncer que mais mata no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, e o sexto no mundo, em números absolutos.
Estes números tornam-se ainda mais assustadores quando restringe-se o grupo afetado para homens com 50 anos ou mais, ou 40 anos caso estejam no grupo de risco e/ou tenham histórico familiar, ainda que apenas 10% dos casos estejam ligados a fatores hereditários.
Embora exista desde 2003, o novembro azul só foi lançado no Brasil em 2012, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida.
O instituto afirma que as campanhas de conscientização acontecem durante todo o ano, porém em novembro são intensificadas e ainda que a campanha venha sendo bem aceita, no Brasil são esperados cerca de 69 mil novos casos diagnosticados em 2015.
Figura 1-