NOVEMBRO AZUL – Agora é a vez dos homens
2. Número do Projeto no ano: 03/2014
3. Data: 29/11/2014
4. Justificativa:
É necessária uma política voltada para a saúde do homem, para desmistificar o estereótipo de masculinidade que compromete o acesso aos serviços de saúde e a adesão ao tratamento, sobretudo devido à crença na invulnerabilidade do homem. Devido altos índices de morbimortalidade masculina sobre tudo quando se faz uma comparação com a morbimortalidade feminina. A maioria dos Homens quando buscam atendimento, já o procuram quando sua condição de saúde está a nível secundário, ou seja, necessitando de especialistas, pois já estão com morbidades instaladas.
Na Unidade Básica de Saúde da Olaria optamos pelo tema a partir da demanda de solicitações de clientes que nos procuram para acolhimento e tem dificuldade de horário em marcar exames, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, e ainda hemoglicoteste (HGT), pressão arterial (PA), avaliação da saúde bucal e consultas médicas, sendo assim tornou-se meta fundamental da Equipe multidisciplinar.
5. Objetivos:
Atender a demanda de homens da UBS Olaria, ampliando ações de atenção básica como detecção precoce do Câncer de Próstata, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes, diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatites, presença de cárie dentária, doença periodontal entre outras doenças.
6. Indicador para avaliação:
Meta 1 - Ampliar a cobertura de diagnóstico precoce para algumas doenças a partir de testes rápidos.
Meta 2 - Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de próstata no homem por meio de orientações e encaminhamentos de exames.
Meta 3 – Ampliar oferta de Ações de Atenção Básicas para homens em geral.
Indicador – Proporção de homens pertencentes à UBS Olaria.
7. Metodologia: O Projeto foi estruturado para ser realizado durante o sábado 29 de novembro de 2014 com equipe multiprofissional para atingir os objetivos propostos.
As