novas descargas
A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres alertou hoje, quarta-feira, para uma nova descarga poluente, durante a madrugada, na Ribeira dos Milagres, concelho de Leiria. O porta-voz da comissão, Rui Crespo, disse à Agência Lusa que hoje de manhã a ribeira apresentava ‘espuma abundante’ e "cheiro característico das suiniculturas", adiantando que se tratou de uma descarga "intensa". Rui Crespo, que denunciou à GNR a situação, afirmou que esta descarga assume semelhanças com anteriores, dado ocorrer à noite ou durante a madrugada e sempre que as condições meteorológicas apontam chuva. O responsável adiantou que as descargas para este curso de água continuam a ser frequentes, mas são mais violentas quando as condições climatéricas indicam pluviosidade e, sobretudo, ao fim de semana.
Comentário: As fábricas metem líquidos poluentes para o rio o que faz com que a água fique contaminada e que os animais fiquem doentes. Infelizmente isto ainda acontece muitas vezes dia-a-dia.
O desmatamento, significa a retirada indiscriminada de árvores de uma determinada região.
Atualmente, os principais problemas estão relacionados com o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos.
Sendo os principais agravantes de ordem rural e urbana, os seguintes: Perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas; Degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção; Escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas; Contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário; Poluição do ar nos grandes centros urbanos.
A floresta Amazónica, tida como a maior reserva natural do planeta, já teve cerca de 15% de sua área original desmatada, e de Mata Atlântica restam apenas 7% de sua composição silvestre.
De acordo com ambientalistas, na Amazónia, uma área de aproximadamente 50 mil km2 é atingida por queimadas em períodos