Nova ordem
Guerra do Golfo, começa em 1990, quando o Iraque invade o Kwait, e termina em 1991, quando a coligação da ONU liderada pelos Estados Unidos afasta a invasão iraquiana.
Causas da Guerra do Golfo
Saddam Hussein defende que um dos grandes motivos da invasão foi que, o Kwait estava a prejudicar o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto a um preço mais baix. Com isso, o Iraque estava a perder poder de comercialização, vendo-se obrigado a baixar o preço do seu petróleo no mercado internacional. O Iraque para diminuir os seus prejuízos pediu uma indeminização milionária ao governo do Kwait, que não aceito a reivindicação de indeminização e não efetuou o pagamento.
O Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia ao Kwait, mas que o governo iraquiano defende que fez parte do Iraque no passado.
O Kwait não pagou a indeminização pedida pelo Iraque e como não entregou o território, o governo iraquiano enviou tropas que ocuparam o Kwait, tornando-se proprietários de poços de petróleo.
O desenvolvimento da guerra
A ONU condenou a invasão e emitiu um documento exigindo a retirada imediata das tropas iraquianas do Kwait.
Os Estados Unidos mudaram as tropas e aviões para a Arábia Saudita, preparando uma ação militar.
Como o Iraque não retirou o exército do Kwait, a ONU autorizou a invasão militar do Iraque por um grupo de países (Inglaterra, França, Egito, Síria, Arábia Saudita), liderados pelos Estados Unidos. O ataque ao Iraque teve início em janeiro de 1991 e durou um mês e