Historia da ginastica
Esta pesquisa revela como surgiu a Educação Física desde o inicio no século XVIII ate o inicio do século XX no continente Europeu.
No principio do século XVIII surgiram inúmeros filósofos, pedagogos e pensadores que fixaram as bases da educação física moderna e influenciaram escolas e sistemas. Rousseau influenciado por Jonh Locke , Bassedow, Kant, Pestalozzi e Amorós.
Com esses estudiosos vieram o desenvolvimento de métodos e movimentos e surgiu o movimento chamado de Movimento Ginástico Europeu.
Suas referencias e conteúdos, como expressão cultural, tiveram origem nas relações cotidianas de festas populares, espetáculos de circo e de rua e outros passatempos da aristocracia. Eram exercícios e práticas corporais nos quais estavam presentes a disciplina, o autocontrole, o autoconhecimento corporal e outros atributos.
Destas práticas criativas e lúdica, destinadas aos espaços de lazer e divertimento, extraindo aquilo que pode servir como princípios de uma atividade que estaria presente na educação dos cidadãos, em pressuposto científico, técnicos e políticos, que restringiam a corporeidade aos seus aspectos utilitários.
A ginástica aqui explicitada, de caráter ordenativo, disciplinado e metódico, concebida a partir da ótica evolucionista, organicista e mecanista, ditam uma mentalidade da prevenção da saúde, da força e do caráter. Seus meios são a preparação para as guerras, as lutas, os saltos, as corridas.
Essas práticas ocorrem na Alemanha, Suécia, França e Inglaterra, durante o século XIX, sistematizadas pela ciência e pela técnica, a partir dos fundamentos anatômicos e fisiológicos.
Principais Nomes
Thomas Arnold (13 de junho, 1795 - 12 de Junho 1842) foi um britânico educador e historiador. Arnold foi um dos primeiros do largo da Igreja Anglicana movimento. Ele foi diretor da Escola de Rugby 1828-1841, onde introduziu uma série de reformas e fundador das escola inglesa