História da Ginástica
A palavra Ginástica vem do grego Gymnastiqué e significa a arte de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. A Ginástica faz parte da história humana desde os primórdios quando o homem começou a organizar-se em civilizações e começou-se pela primeira vez a estruturar a atividade física ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sobrevivência. É fácil de constatar que estava estritamente ligada ao treino militar, mas também com caráter religioso. E desde tempos remotos, iniciaram-se competições em todo o mundo civilizado; dentre elas as olimpíadas gregas realizadas durante quase 12 séculos (776 a.c. - 393 d.c.). Mas a ginástica moderna surgiu no século XVIII com Johann-Cristoph Guts Muths (1759-1839), autor alemão de Gymnastik for jügend, publicado em 1793 e Francisco Amóros y Ondeano (1769-1849), espanhol naturalizado francês que fundou uma escola de ginástica em Grenelle.
O nome que mais se destaca na história da ginástica moderna foi a do alemão Johann-Friederich-Ludwig-Cristoph-Jan (1778-1852), grande nacionalista alemão considerado o pai da ginástica, responsável pela propagação da ginástica em aparelhos pelo mundo inteiro e que inventou o termo türnem, para designar a prática da ginástica na alemanha. Durante o bloqueio ginástico na alemanha, de 1820 a 1842, diversos ginastas alemãos emigraram para o mundo inteiro difundindo a ginástica de Jahn.
A partir da segunda metade do séc. XIX apareceram na Europa, as primeiras federações de ginástica, como a da Suíça, Alemanha, Bélgica, Polônia, Holanda e França. Em 1881, inciou-se a Federação Européia de Ginástica na Bélgica que torna-se a FIG (Federação Internacionalde Ginástica), a partir de 1921, tendo por presidente Nicholas Cupérus que permaneceu até 1924.
Em 1896 inciaram-se as competições internacionais nas olimpíadas de Atenas, com a presença da Ginástica e em 1903 o Primeiro Torneio Internacional de Ginástica em Antuérpia, na Bélgica.
Em 1928 inicia-se a