noticias
Disciplina: Educação, Sociedade e Linguagem. Profª Ms Suelly Norberto Gomes
A linguagem humana é criativa.
Os animais comunicam, entre outras razões, respondendo a uma necessidade adaptativa (ex.: dança das abelhas) e a reflexos condicionados, usando para isso um sistema de comunicação particular, reativo, limitado e pouco criativo.
O ser humano desenvolve o seu próprio sistema de comunicação (desde que em contacto com ele), a partir de um dado momento (em condições normais de sociabilização.
A linguagem (humana) permite abstração e a capacidade de criar universos simbólicos, ausentes (falar do futuro, do ontem) e não apenas do imediato. Esse detalhe é por excelência uma habilidade inerente ao ser humano.
Características da linguagem humana
Independência do contexto – propósito
Carácter discreto e combinatório
Dupla-articulação ou dualidade
Criatividade/carácter infinito
Produtividade
Carácter econômico
Arbitrariedade
O neologismo
Segundo Rodrigues (1998: 44) “Apesar da abundância do vocabulário, a língua necessita constantemente de criação de novas formas expressivas. Esses novos meios de expressão, inventados por quem fala e escreve um idioma, são chamados neologismo”.
O neologismo/ estrangeirismo
O neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova e que são criadas por necessidade, comodismo ou gosto artístico. Ex: refri, antenado, internetês...
O estrangeirismo, muito presente na nossa língua é como um empréstimo de palavras que se busca na língua estrangeira. Ex: Show, poster, surf...
O neologismo
Ou a criatividade linguística são termos usados para designar as palavras novamente criadas ou formadas dentro dos processos usuais da língua. É muito difícil a criação absoluta de uma palavra.
Ex: metragem, focalizar, extremista e outras...
As novas palavras
A história das palavras e das expressões estão ligadas ao contexto sócio, econômico e cultural de uma