Notícia
Definição de notícia: um fato verdadeiro, inédito, de interesse geral, aquilo que os jornalistas acreditam interessar ao público.
Segundo Mário Erbolato, a notícia deve ser recente, inédita, verdadeira, objetiva e de interesse público (valores notícia).
Um dos elementos responsáveis por transformar um acontecimento em notícia é o desvio, a negatividade, problemas e conflitos. Essas notícias são constantemente divulgadas porque têm um grande retorno do público leitor que ao contemplar expressões dos nossos próprios medos, o fato de serem outros a sofrer, proporciona sentimentos de alívio e tensão. Exemplificando, uma razoável descoberta científica teria menos espaço em um jornal popular do que em um quality paper.
O modelo de consumo rápido de notícias possui características como a abordagem mais conservadora, o reforço de clichês e estereótipos, indo ao encontro das expectativas dos usuários da classe média. Essas características contribuem para uma sucessão de “fatos novos” que na verdade são formados por clichês permanentemente atualizados, dando a sensação aos consumidores de que estejam consumindo novas informações. Na verdade consomem capítulos de um folhetim “baseado em fatos reais”.
A produção e disseminação de notícias nos veículos de comunicação de massa são embasadas em interesses empresariais, condições ideológicas de produção, pelos critérios de seleção e exclusão de fatos a serem apurados, pela percepção do repórter e pela definição do público – alvo a ser atingido. Com isso, determinados fatos, ideias e opiniões são priorizadas, dotando de significado as mensagens dos jornais, embora a produção de sentido dependa do usuário.
“Efeito onda”: Ocorre quando a repercussão de um fato de grande proporção “puxa” para a pauta outros menores, secundários.
A notícia como um bem social, ao longo do tempo, vem perdendo lugar para a notícia como mercadoria uma vez que o único objetivo é alcançar o maior número de pessoas