Noticias de Jornal
Uma série de noticias de jornal faz referência aos meninos que deixaram o bando, como Gato, Volta-seca e de Professor, que ficou famoso no Rio de Janeiro por uma exposição de seus quadros.
Companheiros
Um grupo quer fazer uma greve e chama os capitães da areia para ajudarem, impedindo de haver furos na greve. Os meninos conseguem fazer com que a greve aconteça.
Os atabaques ressoam como clarins de guerra
Depois da greve, o estudante que pediu a ajuda dos meninos continuou a ir visitá-los no trapiche.
Com o tempo Pedro Bala percebe que algo o chama, algo maior do que furtar objetos para sobreviver, então deixa o grupo e vai em busca de sua missão, ser igual ao seu pai.
Uma pátria e uma família
Pedro Bala vira um militante proletário. Com isso sua vida não mudou muito, pois continuou a fugir da policia, a diferença era que agora ele defendia as pessoas que precisavam de alguém que falasse por elas, e Pedro Bala era essa pessoa.
Mais é um livro de denúncia social, muito bem escrito por sinal.
Porém a personagem, mais interessante em minha opinião é Dora uma menina que perde a mãe que morre de varíola e ninguém a quer contratar com medo de ser contagiada por varíola mesmo a menina não tendo a doença, ela encontra de maneira acidental o grupo dos capitães da areia e Pedro Bala o chefe do grupo que se apaixona por ela.
Muitas pessoas ficam chocadas com o fato desta menina se comportar como uma mulher, e inclusive transar com Pedro Bala, mas a verdade é que ao fazer isso ela esta sendo coerente pois desde que ela se juntou ao grupo não age mais como uma menina mais sim como uma mãe das crianças e uma esposa para Pedro Bala.
O livro é interessante e a variedade de personagens faz com que a história não seja cansativa. O que cansa é o fato de não conseguir entender algumas palavras e o trabalho de procurá-las no dicionário, mas a história contada compensa o desgaste do trabalho de busca.