Notação científica
Notação Científica:
Hoje é normal o uso da notação científica, isto é a escrita de um número com o auxílio de potências de base 10.
Geralmente usa-se o seguinte formato:
N . 10x onde N= número maior do que 1 mas inferior a 10 e x= o expoente de 10. |
Escrever um número na notação exponencial (notação científica) tem muitas vantagens: 1. Para os números muito grandes ou muito pequenos poderem ser escritos de forma mais abreviada. 2. Na utilização dos computadores ou máquinas de calcular esta notação tem um uso regular. 3. Tornam os cálculos muito mais rápidos e fáceis.
Números maiores que 10
1. Localizada a vírgula desloca-se esta para a esquerda por forma a ficar um algarismo não nulo à esquerda. 2. Esse inteiro será o N (atrás referido) da expressão correspondente à notação científica. 3. Conta-se o número de casas que a vírgula andou no ponto nº 1, esse será o expoente de 10. 4. Assim obtemos o número escrito sob a forma : N . 10x.
Vamos ao primeiro exemplo que podes seguir passo a passo.
Seja o número 23419, como se escreve na notação científica? 1. Vamos deslocar a vírgula 4 casas para a esquerda e fica: 2,3419 2. O expoente encontrado será 4 3. Escreve-se agora o produto: 2,3419 X 10 4
Números menores que um
Vamos seguir exatamente os mesmos passos do item anterior só que a vírgula vai deslocar-se para a DIREITA. O número de posições ou casas que a vírgula se deslocou para a direita será o nosso -x (expoente negativo de 10).
Convém recordar que uma potência de expoente negativo pode ser escrita com o uso de um expoente positivo.
Exemplo::
10-5 pode ser reescrito como 1/ 105.
Vamos escrever agora um número em notação científica. Seja: 0.000436 1. Primeiro vamos deslocar a vírgula por forma a termos uma parte inteira não nula e menor que 10 : 4,36 2. A vírgula deslocou-se para a direita quatro casas. Então o expoente de 10 será -4. E a expressão final