Notas de Língua Portuguesa
Sandra dos Santos Crus 1
Chrystianne Del Cisto 2
Introdução
“O desenvolvimento é um processo permanente que se inicia na concepção e cessa somente na morte.” (GALLAHUE; OZMUN, 2001, p. 6). Segundo os estudos é nos primeiros anos de vida, a criança explora o mundo que a rodeia com, os olhos e as mãos, através das atividades motoras. Ela estará, ao mesmo tempo, desenvolvendo as primeiras iniciativas intelectuais e os primeiros contatos sociais com outras crianças. É em função do seu desenvolvimento motor que a criança se transformará numa criatura livre e independente. (BATISTELLA, 2001).
A escolha do tema deu-se devido à importância da Educação Física nesse processo, pois no âmbito escolar observa-se que quando as crianças praticam algumas atividades nas aulas de Educação Física, poucos possuem coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, entre outros fatores ligados ao desenvolvimento motor da criança. Ruiz Perez (1987).
.Dentro desse contexto, o tema deste trabalho versa sobre O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Perspectiva em crianças de 6 e 7 anos.
Partindo desse entendimento delimitamos como problema: como a Educação física pode influenciar nas séries iniciais do ensino fundamental I com crianças de seis a sete anos.
Espera-se com essa pesquisa que a educação física possa ser vista com outra ótica, ou seja, como um instrumento facilitador no processo do desenvolvimento motor.
. Partindo desse entendimento delimitamos como problema: como a Educação física pode influenciar nas séries iniciais do ensino fundamental I com crianças de seis a sete anos.
Partindo do pressuposto, temos a Hipótese de que o desenvolvimento motor dentro da educação física proporciona diversas vantagens em relação ao desenvolvimento dia a dia, ou seja, em casa ou na rua, pois a vivencia é constante na área das habilidades motoras, na ludicidade, entre outros. Também temos