Nota
Unievangélica
Fundição e Conformação
Anápolis, 27 de maio, 2014
Centro Universitário
Unievangélica
Rotomoldagem de Materiais poliméricos
Alunos: Fernando Pontes
Lucas Elias de Souza
Mário Mello
Luis Henrique
Sumário
1 - Introdução
2 - Materiais termoplásticos
3 - Processo
4 – Molde
5 – Particularidades
6 – Vantagens e desvantagens
7 – Bibliografia
Introdução
A Rotomoldagem é amplamente utilizado em processos do setor da indústria, sendo chamado ainda por nomes como Moldagem Rotacional ou Fundição Rotacional. A sua função primordial é a de modelar peças plásticas, ou seja, realizar a transformação de termoplásticos, que a certa temperatura e ao apresentar alta viscosidade pode ser conformado e moldado. Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinil, popularmente conhecido como PVC, são alguns exemplos de termoplásticos.
Materiais termoplásticos
Termoplástico é um tipo de polímero que a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformado e moldado. Antes de atingir o estado fundido passam por uma transição vitria.
Processo
A Rotomoldagem é amplamente utilizado em processos do setor da indústria, sendo chamado ainda por nomes como Moldagem Rotacional ou Fundição Rotacional A sua função primordial é a de modelar peças plásticas. Do processo de Rotomoldagem se originam peças simples e até mesmo peças bastante complexas, com a vantagem que o seu custo é baixo. O processo de Rotomoldagem ocorre em quatro etapas:
Carregamento do molde com a matéria-prima
Aquecimento
Resfriamento do molde
Desmoldagem da peça obtida
Molde
O molde para Rotomoldagem pode ser de vários materiais, entre eles, cobre,