nota de corte
ATRIBUNA VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2013
Cidades
ENEM
Nota mínima para passar na Ufes
Professor fez uma projeção de quantos pontos são necessários no Enem para garantir aprovação em 76 cursos superiores
Daniel Figueredo
Keyla Cezini s alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem começar a se preparar desde já para as provas da segunda etapa do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Porém, como o resultado oficial da prova só sairá uma semana antes da segunda etapa da Ufes, o professor de Física e coordenador do 3º ano do Colégio Salesiano,
Leonardo Gama, fez algumas contas para que todos os candidatos saibam se estão com a pontuação mínima necessária para se classificarem para a segunda etapa do
Vest-Ufes.
“Pegamos os vestibulares dos últimos dois anos e fizemos uma média de questões que deveriam ser acertadas para que conseguissem a classificação para a segunda etapa em cada curso”, afirmou.
Segundo ele, essa é uma forma de o aluno saber se está classificado e poder focar nos estudos. “Se fosse deixar para saber em cima da hora, na primeira semana de janeiro, já seria tarde demais para começar a estudar”, explicou.
O método usado pelo professor
Leonardo Gama é simples: pegase a nota mínima de corte de 2012 e 2013 e, com a média, faz-se uma estimativa de quanto será preciso para que o aluno tenha a nota de corte necessária para seguir para a segunda etapa.
“Claro que vai haver oscilações, pois existe o TRI (Teoria de Resposta ao Item), que faz cada questão ter um valor diferenciado. Mas, por exemplo, um aluno que acerta
70% da prova, ou seja, 126 questões, consegue ter boas chances de ser classificado, por exemplo, para
Medicina”, afirmou.
O professor também afirmou que, sendo o primeiro ou o último na classificação para a segunda etapa, ela é completamente independente da primeira.
“Na segunda etapa começa todo mundo do zero. São as questões