Nosso iceberg esta derretendo
O livro “Nosso iceberg está derretendo” de John Kotter e Holger Rathbeger, conta como um grupo de pinguins reage a uma situação adversa em relação à colônia onde vivem.
Deixando os personagens com o perfil muito bem determinado para o leitor, o livro mostra o impacto que cada membro do grupo tem sobre o processo de mudança de acordo com sua atitude e visão do problema.
São abordados temas como motivação, resistência a mudança, liderança nata e liderança.
O título deixa bem claro que nem sempre a mudança será fácil, mas se fará necessária.
O livro de John Kotter apresentou as diferentes formas que os membros de uma organização se comportam perante uma necessidade de uma mudança.
Nem todo mundo é receptivo a ela. Haverá mais gente disposta a se manter no mesmo lugar, do que se abrir para uma nova ideia, trilhar um novo caminho. Na história, para que a colônia continuasse a existir, era necessário buscar uma solução para o iceberg que estava gradativamente sendo destruído, e claro, achar um modo de evitar que o acontecido se repetisse. Sob esse aspecto é possível comparar com o que foi dito por MANDELLI (2003, p.25)
“[...] é obvio que as organizações passam a ser comparadas a organismos vivos. Estruturas que sofrerão [...] traumas, mas que, etapa a etapa, tal qual um corpo humano, precisarão de cuidados e intervenções para que se adaptem à nova situação de forma rápida, preferencialmente de forma preventiva.(...)”
Em todo tipo de organização existem pessoas cujo perfil é fácil de identificar. Tomando como exemplo o pinguim Fred, que logo de início identificou o problema e já tomou a frente para solucioná-lo. Não se deixou intimidar pela complexidade do desafio. É um típico líder.
John C Maxwell (2008, p.13) dá alguns dos requisitos para definição de um líder:
-Disposição de assumir riscos
-Se sentir incomodado com a realidade
- Assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas.
Ou seja, o personagem tem realmente o