2º guerra mundial
Segunda Guerra Mundial (1939-459
A partir de meados da década de 30, quando os fascistas e os nazis já haviam tomado o poder na Itália e na Alemanha, respectivamente, as condições para uma nova guerra foram-se avolumando. Mas o conflito só se iniciou no final de 1939, envolvendo dois blocos de países:
» o Eixo, liderado por Alemanha, Itália e Japão
» os Aliados, liderados por Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética e França.
Após a Primeira Guerra Mundial e a assinatura do Tratado de Versalhes, as potências capitalistas foram divididas em dois grandes blocos: o dos vencidos (tendo à frente a Alemanha e a Áustria) e o dos vencedores (Inglaterra, França, EUA e Itália).
A Alemanha, obrigada a aceitar as humilhantes condições do Tratado de Versalhes, foi o grande perdedor da Primeira Guerra.
O período que se seguiu à guerra caracterizou-se por uma imensa luta entre as forças da esquerda (socialistas e comunistas), reforçadas pela Revolução Russa de 1917, e as forças conservadoras, que tiveram sua expressão máxima no nazismo e no fascismo.
A crise económica de 1929 contribuiu de modo decisivo para aprofundar esse confronto, pois tanto o comunismo como o fascismo se apresentavam como alternativas para solucionar as dificuldades do período. Um dos pretextos para a expansão alemã foi a presença de um grande número de alemães vivendo nos países do Leste europeu e que desejavam a união com a Alemanha, conhecida como Anschluss.
OCUPAÇÃO DA ÁUSTRIA
Já em 1934, nazis austríacos haviam marchado sobre Viena, na tentativa de promover o Anschluss. O golpe fracassou, mas, desde então, o governo austríaco ficou infiltrado de elementos do III Reich.
Finalmente, em 2 de março de 1936, os exércitos de Hitler marcharam sobre Viena, consumando a ocupação da Áustria, sem que houvesse qualquer resistência.
OCUPAÇÃO DA TCHECOSLOVÁQUIA
Também na Checoslováquia havia uma área, conhecida como Sudetas, habitada por