Nossa vida
Ciência – utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para a realização de estudos.
Ciências Sociais – ciências que estudam as interações humanas e se concentram no mundo social.
Estratificação Social – as sociedades são constituídas de “estratos” de hierarquia e às desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas se chama de estratificação social.
Fato Social – consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem (teoria de Émile Durkheim).
Imaginação Sociológica – habilidade do sociólogo em ver a conexão entre as dificuldades particularidades dos indivíduos e os problemas sociais, ou seja, a compreensão da vida pessoal em relação à vida em determinada sociedade e às estruturas nela predominantes.
Marxismo – corrente de pensamento que surgiu ao final do século XIX, tendo sido fundada por Karl Marx e Friedrich Engels, cuja base estava na luta de classes como força motora da história, que se desenvolverá até o advento do socialismo.
Método Científico – é a ordem que se segue na investigação da verdade dos fatos no estudo feito por uma ciência, com utilização de dados e idéias que podem ser confrontadas e testadas.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
Objetividade - garantir que fatos observados não sejam afetados por crenças, emoções, hábitos, preferências, desejos ou valores pessoais (no caso, do observador/pesquisador).
Positivismo – corrente de pensamento desenvolvida por Auguste Comte, segundo a qual a coesão e o equilíbrio na sociedade se associa à ordem nas ideias e nos conhecimentos, capazes de gerar a evolução social rumo ao progresso.
Senso comum – conhecimento que se adquire por tradição e que se alimenta com resultados da própria experiência obtida na sociedade em que se vive,