Desperdicio de agua
Um cálculo com frações mostra o menor tempo que se leva para encher uma banheira com água. Sabendo que, com a torneira aberta, a banheira fica cheia em 30 minutos, se a banheira foi dividida em 30 frações iguais, cada fração será preenchida em um minuto. Já o chuveiro aberto faz a banheira ficar cheia em 50 minutos: divide-se a banheira em 50 frações, a cada minuto uma delas é preenchida pela água.
Mas em quanto tempo a banheira fica cheia se a torneira e o chuveiro foram abertos ao mesmo tempo? Primeiro faz-se a soma das frações: um dividido por 30 (1/30), que representa a contribuição da torneira por minuto somado a um sobre 50 (1/50), que representa a contribuição do chuveiro a cada minuto.
O resultado é quatro dividido por 75 (4/75): é a fração da banheira que a torneira e o chuveiro abertos enchem por minuto. “Quer dizer que em um minuto, com as duas fontes trabalhando simultaneamente, nós teremos 4/75 da capacidade da banheira”.
Resta saber o tempo total que as duas fontes abertas levam para encher a banheira. “Se em um minuto temos 4/75, em quantos minutos teremos um inteiro, ou seja, a banheira cheia? Uma regra de três simples nos dá o resultado: seria em 18,75 minutos, ou 18 minutos e 45 segundos”, ensina o professor.
Um cálculo matemático que nos mostra a importância de evitar o desperdício d'água: medindo a vazão da torneira, um copo de 250 mililitros fica cheio em cinco segundos. As contas mostram que em um minuto a torneira libera três litros de água, em uma hora 180 litros. “Se em uma hora houve um desperdício de 180 litros, um dia são 24 horas, haverá um desperdício x”. “Com uma regra de três simples, descobrimos que x = 4.320 litros”.
De cada cem litros de toda a água que existe no planeta, 97 são de água salgada e apenas 3% do total são de água doce. Mas nem toda a água doce que vem de rios e fontes é própria