nossa historia
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
CURSO DE PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Manaus/Am
2014
LEONARDO VIEIRA BRAZÃO
Parâmetros Curriculares Nacionais
Manaus/Am
2014
Parâmetros Curriculares Nacionais
Os parâmetros curriculares nacionais foram criados para que a disciplina de história fosse reconhecida e para proporcionar reflexões sobre sua importância na formação dos estudantes, ela que passou a ser conteúdo constante do currículo escolar, apenas a partir da constituição do Estado brasileiro.
Antes disso as escolas de primeiras letras ensinavam apenas as quatro operações de aritimética, a gramática da língua nacional e os princípios de moral cristã e a doutrina da religião católica apostólica romana, mas esses ensinamentos destinados a população era precário com mecanismos rudimentares que não atendiam completamente a resultados desejado, um dos maiores agravantes nesse período é que as disciplinas de História e Geografia eram considerados como disciplinas facultativas ao ensino elementar, passando a ser disciplina tornando somente a partir de 1835 com a criação do colégio Pedro II, mas só foi introduzida no ensino depois de 1855.
Ao decorrer dos anos como um enorme embate entre as concepções científicas e os católicos conservadores, fato que culminou com a aplicação dos programas curriculares das escolas elementares com novas disciplinas. Dessa forma entre inúmeros embates ideológicos dividiu-se entre História profana e História sagrada.
Durante esse processo, da segunda Guerra Mundial e o fim da década de 70 as lutas para que história fosse inserida novamente e pelos avanços dos estudos sócias se intensificaram, fato esse que culminou com dois momentos importantes com o fim da era Vargas e o início da guerra militar. Fazendo com que esse período a história fosse considerada como disciplina significativa na formação do aluno.
Durante o governo