Noruega é a primeira colocada no IDH
Pela quarta vez consecutiva, a Noruega ocupa o primeiro lugar entre os países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com os dados referentes a 2012.
O que coloca a Noruega em vantagem em relação aos outros nove países que compõem a lista dos dez melhores é a renda nacional bruta per capita: US$ 48.688. Entretanto, quando são analisados aspectos sem relação financeira direta, há outros países que se destacam nesta lista.
IDH 2012
IDH do Brasil avança, mas fica abaixo da média da América Latina
Em 2050, Brasil, China e Índia terão 40% da produção mundial, diz ONU
Desigualdade mundial diminui, mas 1,57 bilhão ainda vivem na pobreza
Primeira no IDH, Noruega perde para Holanda em igualdade de gênero
Uso da internet nos países em desenvolvimento cresceu 30% em dez anos, indica relatório da ONU
O Japão é o que tem a maior expectativa de vida: 83,6 anos. O maior índice de escolaridade entre adultos com 25 anos ou mais está nos Estados Unidos, com 13,3 anos. A Nova Zelândia é o país onde há a maior expectativa de escolaridade: 19,7 anos.
O índice total da Noruega é de 0,955. Em 2011 esse número era de 0,953. A expectativa de vida no país é de 81,3 anos. A média de escolaridade entre adultos com 25 anos ou mais é de 12,6. Estima-se que as crianças venham a receber escolaridade de em média 17,5 anos ao longo dos próximos anos.
Prova de que apenas uma elevada renda nacional bruta per capita não é suficiente para colocar o país em uma boa colocação no ranking do IDH é o caso do Qatar. Com renda per capita de US$ 87.478, o país figura na 36ª posição do ranking por ter menor expectativa de vida e menor escolaridade da população.
Top 10
Comparando-se os dez melhores colocados em 2011 com os de 2012, além a Noruega, a Austrália, a Holanda, a Alemanha, a Nova Zelândia, a Irlanda, a Suécia, a