Normas
NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)
RESUMO
Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, contendo, no mínimo 100 e, no máximo, 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavraschave.
PALAVRAS-CHAVE: Três palavras que identifiquem as características do trabalho
TÍTULO, E SUBTÍTULO (SE HOUVER) EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
O título, e subtítulo diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:), precedem o resumo em língua estrangeira.
RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
(inglês Abstract, ou em espanhol Resumen).
PALAVRAS-CHAVE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo.
1
2
Acadêmico (a)
Docente orientador
2
1 INTRODUÇÃO
Parte inicial do artigo. A introdução é composta pelo Assunto/tema e problema
(apresenta e delimita a dúvida a ser investigada - o quê?), justificativa (qual a importância do estudo - por quê?) e objetivo (para que?) do trabalho. O texto deve ser elaborado de maneira a expor uma visão geral do assunto, com base em autores consultados e apontar as questões que a pesquisa buscou responder.
Nesse texto, as citações, indiretas de preferência, são muito importantes e dão sustentação ao trabalho, por isso é indispensável referenciar as fontes consultadas.
Deve-se considerar que todo texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão. É indispensável que o artigo receba uma revisão ortográfica e gramatical, empregue frases curtas e evite orações subordinadas.
OBS: Em pesquisa de campo, introdução maior, inclui-se aqui a fundamentação teórica com citações indiretas ou paráfrases (de preferência). Deve conter, em média 2 laudas.
Em artigos de revisão da literatura, introdução breve, pois a fundamentação teórica entrará no cap. 2 –