Mito
Os acontecimentos eram sempre resultados de brigas, acordos e vinganças envolvendo deuses, heróis e a própria humanidade.
Com o tempo, outras formas de compreensão dos fenômenos naturais foram sendo somadas a essa. O novo método consistia em observar o mundo e o que ocorria à própria volta, para depois refletir em busca de uma explicação lógica e racional para o que havia sido percebido.
SURGIMENTO : Esse método de compreensão do mundo recebeu o nome de
Filosofia , e as pessoas que a ele se dedicavam passaram a ser conhecidas como filósofos. Nascia assim uma das grandes criações do pensamento humano, base das ciências modernas.
PRIMEIROS FILÓSOFOS : A preocupação dos primeiros filósofos era principalmente com a origem do mundo. A pergunta que faziam era: que elemento deu origem à natureza? Essa primeira fase da filosofia grega é conhecida como pré-socrática ou cosmológica. Entre os principais representantes dessa fase destacam-se: Tales (fim do século VII e início do século VI a.C.), Anaxímenes (588-524 a.C.), Anaximandro
(610-574 a.C.), Pitágoras (582-497 a.C.), Heráclito (535-475 a.C.) e Parmênides (540-? a.C.).
EVOLUÇÃO COM SÓCRATES : No final do século V a.C., com o desenvolvimento da democracia ateniense, iniciou-se a segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou antropológica. Nessa fase os filósofos passaram a se preocupar também com os problemas relacionados ao indivíduo e à organização da humanidade. Passaram a perguntar: o que é virtude? O que é o bem? O que é justiça?
O principal filósofo desse período foi Sócrates. Para ele existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço ou tempo. Para encontrá-las, era necessário refletir sobre elas, descobrir suas razões.
Por ser considerado um dos homens mais sábios da Grécia,
Sócrates era muito procurado para resolver problemas. Em vez de responder questões,