Normas e vidrarias de laboratório
Márcia Gilmara Marian Vieira
RELATÓRIO:
O relatório da experiência realizada deverá ser entregue ao Professor, logo no início da aula seguinte. O relatório deverá conter os seguintes itens:
Constituição de um relatório
Uma composição qualquer deve conter sempre as seguintes partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO. Tratando-se de um relatório de uma disciplina experimental aconselhamos a seguinte seqüência:
• TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
• RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas, descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
• INTRODUÇÃO: Descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Particularmente no caso de Química, a introdução deve conter a teoria do método, das fontes e efeitos dos erros, descrição da amostra. Deve ser uma síntese própria dos vários livros consultados. Evite rodeios.
O objetivo do trabalho deve aparecer no último parágrafo da introdução, podendo ficar separado desta para maior destaque.
• PARTE EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados. Preferencialmente dividir em dois subitens: MATERIAIS E REAGENTE, e PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.
• RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Devem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc, de modo a comunicar melhor a mensagem.
• DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta e comparar com os dados da literatura. Analisar as fontes de erros, a exatidão e precisão da análise e, sempre que possível, comparar com a literatura ou com informações sobre a amostra. A discussão é a parte do relatório que exige maior maturidade do aluno.
Obs.: Estes dois itens podem ser agrupados em um único item: RESULTADOS E DISCUSSÃO.
• CONCLUSÃO: Síntese