Normas W3C
Segundo Tim Berners-Lee o fundador, o W3C ( World Wide Consortium) é uma organização sem fins lucrativos composta por cerca de 400 membros cuja missão é levar a World Wide Web ao seu potencial máximo, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam o crescimento a longo prazo da Web.
Como padrão da vida, tudo tem regras pois é a web também. Fazer sites não é somente desenhar e codificar, tem uma serie de padrões a serem seguidos. Padrões estes que são organizado pela W3C.
Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente dos hardware ou software utilizados de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet. Para alcançar seus objetivos, o W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento. Se o W3C não existisse não teríamos um padrão para o desenvolvimento Web, fazendo com que cada desenvolvedor fizesse os seus projetos da maneira que ele bem entendesse, criando uma bagunça generalizada.
É um dever de todo o desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas.
HTML, XHTML, CSS e XML são alguns dos padrões recomendados. O HTML 5 que vem sendo utilizado atualmente para o desenvolvimento de inúmeros web sites e aplicativos ainda não possui sua documentação finalizada. Essa nova tecnologia está sendo desenvolvida em uma colaboração entre o W3C e o WHATWG.