Normas para pesquisa de campo
Autor(a) (Fonte 12) Orientador(a) (Fonte 12)
RESUMO
O resumo tem a finalidade específica de passar ao leitor uma idéia completa do teor do trabalho. Deve informar de maneira clara e sintética o objetivo, metodologia, resultados e a conclusão do estudo.
Feito em parágrafo único e espaçamento simples (máximo 250 palavras)
Palavras-chave: Palavras representativas do conteúdo do texto (03 a 05 palavras/ separado por vírgula)
ABSTRACT
Trata-se da versão do texto do resumo em língua vernácula para o idioma de divulgação internacional (em inglês Abstract)
Key-words: Palavras em versão inglês.
1. INTRODUÇÃO
A introdução “[...] define brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações existentes com outros trabalhos (NBR 10719, 1989)”. Fornece uma visão, a mais global possível, apresentando o problema de estudo/ partindo do amplo para o específico/ com embasamento na literatura científica.
A introdução não deve repetir ou parafrasear o resumo, nem dar detalhes sobre a teoria experimental, o método ou os resultados, nem antecipar as conclusões e as recomendações (NBR 10719, 1989, p. 5).
2. DESENVOLVIMENTO
Embasamento da temática abordada através de um literatura diversificada e com estudos recentes.
Apresenta pesquisas já realizadas sobre o tema em questão, ou seja, demonstra o seu conhecimento da literatura básica do assunto, apresentando os resultados de estudos feitos por outros autores de maneira resumida e crítica.
3. ABORDAGEM METODOLÓGICA
O processo de pesquisa é dinâmico. A explicitação da metodologia não se resume a conceituar o método (indutivo, observação sistemática, experimentação, histórico ou diagnóstico), indicar autores e transcrever conceitos.
É importante apontar os procedimentos empregados na