Normas de redação
1) Textos em geral
Devem ser objetivos e didáticos, buscando tornar o assunto compreensível para o leitor médio - que tanto no caso do portal quanto do jornal não é, em sua maioria, o acadêmico ou o especialista. Umas das preocupações básicas é evitar o jargão utilizado nas diversas áreas e explicar os conceitos mais complexos relacionados à atividade do pesquisador.
Os textos devem ter leads, ou seja, conter no primeiro parágrafo as informações essenciais de uma notícia (quem, quando, onde, como e porquê).
2) Siglas
- Redação das siglas - As siglas com até três letras, sejam elas pronunciadas como palavras ou letra por letra, são redigidas apenas com maiúsculas. Exemplos: SUS, CO. A partir de quatro letras, as siglas pronunciáveis como palavras são escritas em caixa alta e baixa. Exemplo: Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Já as siglas pronunciadas letra por letra são grafadas apenas com maiúsculas. Exemplo: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
- Sigla da Unesp - A sigla da Unesp é sempre redigida em negrito nos textos das notícias. Nos títulos, linhas finas, legendas e olhos, a sigla fica no mesmo padrão do resto do texto. Os órgãos ligados à Unesp que incorporam essa sigla (Fundunesp, Vunesp) seguem a regra geral, ou seja, são escritas sem destaque. Exceção: a palavra Unesp deixa de ser escrita em negrito quando integra o nome das mídias da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Jornal Unesp, Portal Unesp) ou quando faz parte de nomes de programas ou projetos, por exemplo, Programa Unesp de Racionalização de Energia.
- Colocação das siglas da Unesp e de outras instituições - No caso da Unesp , suas unidades e órgãos, colocamos em primeiro lugar o nome por extenso e, em seguida, a sigla. Exemplo: Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Araraquara. Para as