NORMAS DE LABORATORIO
1.1 Laboratório de Química: normas de segurança
Embora os laboratórios de química ofereçam riscos em potencial, pode-se trabalhar neles com segurança, desde que se use o bom senso, coerência atenção. Todas as pessoas presentes em um laboratório devem ser responsáveis pela segurança de todos.
Os riscos oferecidos por um laboratório químico são devidos a vários fatores, entre os quais, se pode citar a absorção cumulativa, pelo organismo, de pequenas quantidades de substâncias presentes na atmosfera laboratorial (seja por inalação, absorção cutânea ou ingestão), a contaminação em grande escala por acidentes com produtos químicos (explosões, projeção de ácidos etc.) e a má utilização de materiais de vidro, equipamentos elétricos e outros.
O procedimento correto no laboratório de química é condição principal para quem pretende lidar com essa área. Uma pequena negligência pode causar sérios danos tanto na integridade física da pessoa, quanto na manutenção do laboratório. Para se evitar tais problemas é imprescindível o conhecimento das noções básicas de segurança.
O profissional que exerce funções nestes locais, seja de que natureza forem, deve tomar consciência de que a atividade ali exercida deve ser precedida das orientações necessárias para o diminuir ao máximo a possibilidade de acidentes.
1.2 Regras Mínimas de Comportamento
Para um bom andamento dos trabalhos no laboratório, leia com atenção as normas enumeradas abaixo e siga-as durante as aulas. Os alunos que não acatarem as diretrizes do professor serão impedidos de trabalhar no laboratório:
É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual;
Ter sempre presente que o laboratório é um lugar de trabalho sério; conseqüentemente, toda e qualquer brincadeira é expressamente proibida;
Prepare-se para qualquer experiência, lendo as orientações antes de ir para o laboratório; siga as instruções rigorosa e inteligentemente, anotando com cuidado