Normas da ABNT Resumo
Difunde informações de tal modo que pode influenciar e estimular a consulta do texto completo. Em sua elaboração, deve-se destacar: assunto do texto, o objetivo, a articulação e as conclusões do autor do texto, objetivo do resumo.
a) Resumo indicativo: não apresenta dados quantitativos ou qualitativos do trabalho, enfocando apenas as principais partes do texto, os pontos mais relevantes do texto, tais como: importância, finalidade, descritores do conteúdo formando frases e não itens soltos sem elo. Deve ter no máximo 250 palavras.
b) Resumo informativo: é mais completo, pois fornece informações sobre a finalidade, metodologia, os resultados e conclusões do texto. Sua extensão pode estender-se até a
500 palavras.
O resumo, após a primeira frase, deve indicar o tipo de trabalho que se apresenta: memória científica, estudo de caso, análise de situação, pesquisa experimental, de campo, pesquisa-ação, dentre os mais diversos tipos de pesquisa e estudos que se podem realizar no desenvolvimento da literatura científica.
Assim, o resumo não deve constituir-se dos parágrafos da introdução. Deve ser um novo texto, que anuncia um novo conteúdo construído e que se pretende anunciar através dele, não o tornando repetitivo em relação ao texto, mas seu próprio arauto. O título, síntese maior do texto escrito, não deve ser a primeira frase do resumo, visto que já é precedido na referência do trabalho. Por esse motivo, a primeira frase do resumo deve diferir do título para não se tornar redundante, mas deve ser uma frase significativa, explicando o tema principal do documento.
Deve ser evitado o uso de parágrafos, assim como a enumeração de tópicos, a citação de equações, de fórmulas, de diagramas que não sejam absolutamente indispensáveis ao entendimento do resumo, e que devem ser definidas tão logo apareçam pela primeira vez. As frases negativas também devem ser evitadas, mesmo contradizendo uma teoria científica anterior, e