Normas bnt
CITAÇÕES
Conceito sobre a NBR-10520/2002
A NBR-10520, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foi criada especificamente para elaboração de citações bibliográfica e a última revisão ocorreu em agosto de 2002. A Associação reformulou a NBR-10520, e ela é a norma regida atualmente para padronização dos trabalhos acadêmicos e técnico-científicos. Desde então, diversas publicações que tratam de metodologia do trabalho científico foram revisadas e algumas ainda permanecem com a normalizada antiga da ABNT.
Conceito
Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.
Objetivo da NBR-10520
Fixar as condições exigíveis para padronização e coerência da seguridade das fontes indicadas nos textos dos tipos de documentos (ABNT, 2002).
Tipos de citação
De acordo com a ABNT, as formas de citações mais conhecidas são: direta, indireta e citação de citação.
Citação direta, literal ou textual
Citações diretas, literais ou textuais: transcrição do trecho do texto de parte da obra do autor consultado. É reproduzida exatamente como consta do original, acompanhada de informações sobre a fonte (em respeito à lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências). Deve-se observar que:
a) Citações longas (mais de 3 linhas) constituem um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com espaço 1,0 (simples), fonte tamanho 10 e sem aspas.
Exemplo: Michel Foucault depõe em seu clássico A História da Loucura que:
o pensamento psiquiátrico do século XIX irá procurar simultaneamente a totalidade do determinismo e tentar definir o ponto de inserção de uma culpabilidade; as discussões sobre as loucuras criminais, os prestígios da paralisia geral, o grande tema das degenerescências, a crítica dos fenômenos histéricos, tudo aquilo que anima a pesquisa