Normas Arquitetura
Introdução:
A norma de Projeto de Arquitetura do FDE tem como objetivo principal, trazer normas e diretrizes especiais para elaboração de projetos, no que diz respeito ao projeto público escolar. Traz embasamentos legais para os arquitetos e profissionais que auxiliam na execução do projeto, normas técnicas, questões do terreno e seu entorno, acessibilidade, conforto, segurança e tudo que esteja relacionado ao projeto arquitetônico da edificação. Abaixo veremos um pouco mais sobre as normas de projeto de arquitetura do FDE, destrinchados de acordo com cada item.
Partido arquitetônico do projeto escolar:
O projeto escolar deve conter um caráter de obra publica, deve atender as normas exigidas pela FDE e priorizar a minimização de recursos. Ao se pensar em um projeto escolar devemos primeiramente conhecer a o terreno e o seu entorno de forma a conhecer as características marcantes e os pontos positivos e negativos da região, para que possa ser tirado o maior proveito na hora de implantar o projeto.
O projeto escolar em sua maioria deve manter sua característica de obra publica e institucional, respeitando sempre as edificações vizinhas e proporcionando a comunidade uma integração como o projeto, de forma que ambas estejam interligadas. Nas questões de espaços e ambientes, deve se reservar uma grande parcela de área externa destinada ao uso recreativo em forma de pátio descoberto onde poderá estar localizada a quadra, os bancos, arvores sombreando, mesas para jogos e uma praça publica que tem como objetivo abrigar futuros eventos, campeonatos e atividades físicas. Este espaço tem de estar separado do bloco administrativo, para que os acessos estejam restritos aos estudantes e funcionários.
O complexo deve atender a tais normas para que possa garantir o bem estar e segurança aos estudantes e usuários do local, sendo assim, ela deve ser acessível e aberta para todos independentes de restrições a mobilidades. Para que