Osteologia
Conceito: É o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo (esqueleto).
Função: O esqueleto humano tem por função básica sustentar o corpo, proteger os órgãos vitais, proteger a medula espinhal, dar apoio aos músculos esqueléticos, transformando assim suas contrações em movimentos úteis, os ossos constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular e tem em seu interior cálcio, fosfato e íons.
Característica:
Dureza: substâncias minerais
Elasticidade: substancias orgânicas
Erosão: retirada de sais minerais pelo próprio organismo
Coloração: branco amarelado
Classificação:
Posição topográfica:
Esqueleto axial: são formados pela a parte central do corpo humano (crânio, caixa torácica, coluna vertebral e osso hioide).
Esqueleto apendicular: são formados por estruturas ósseas em torno das quais os membros e suas cinturas são fixadas (cintura escapular, ossos que formam o esqueleto superior e inferior e pélvis).
Forma dos ossos:
Ossos longos: comprimento predomina sobre a largura e espessura.
Ossos alongados: é um tipo de osso longo sem canal medular.
Ossos curtos: as três dimensões espaciais equivalentes.
Ossos planos ou chatos: comprimento e a largura predominam sobre a espessura.
Ossos irregulares: forma indefinida.
Ossos pneumáticos: contém ar em seu interior.
Ossos sesamóides: extra-numerais.
Esqueleto Axial
Ossos da caixa craniana: os ossos do crânio são formados por (Frontal Parietal direito e esquerdo, Osso temporal direito e esquerdo, Osso esfenoide, Osso occipital). Ossos da face: são formados por ( ossos zigomáticos ,ossos lacrimais, ossos nasais, conchas nasais inferiores, ossos palatinos,vômer maxila e mandíbula). Caixa Torácica: É formada por costelas e um esterno. Costelas: contém vinte e quatro e são divididas em quatorze verdadeiras, seis falsas e quatro flutuantes. Esterno: É um osso chato,