NOrmas ABNT
ARAXÁ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução nº 07, de 24.08.1992 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), a ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil, da Internacional Organization for Standardization (ISO) e da Internacional Electrotechnical Comission (IEC). A ABNT está estruturada com 60 Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e 4 Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), cada qual com seu escopo próprio de atuação.Norma técnica é o resultado de um processo de consenso estabelecido por um organismo reconhecido onde todas as partes interessadas podem participar e contribuir.
As Normas se baseiam em estudos consolidados da ciência, tecnologia e experiência acumulada, visando a benefícios para a comunidade.Proporcionam maior facilidade e segurança nas trocas de informações entre o fornecedor e o consumidor, eliminando ruídos na comunicação. Além disso, cria padrões de qualidade, em respeito ao seu consumidor, aos novos mercados que pretende alcançar e, ainda, à imagem de sua empresa e setor industrial.
A Norma Técnica promove a difusão tecnológica, consolidando e estabelecendo parâmetros consensuais entre todas as partes envolvidas. As comissões de estudos a ela relacionadas reúnem agentes especializados nas mais diferentes matérias, que interagem continuamente na troca do conhecimento.
O ABNT/CB-02, cuja Secretaria Técnica é exercida pelo Sinduscon/SP, dedica-se à normalização no campo da construção civil, compreendendo componentes, elementos, produtos, serviços planejamento, projeto, execução, armazenamento, operação, uso e manutenção, com a