Normas ABNT
Projeto de pesquisa engloba uma série de etapas para facilitar o trabalho final. Não há um único modelo de projeto. O que segue é o modelo adotado pela Coordenação Pedagógica em 2012 e foi retirado da Apostila
Metodologia Científica e Iniciação à Pesquisa. – Ribeirão Preto: Maxicolor
Gráfica, 2006. 85 p.
1 – Elaborar um projeto de pesquisa, um planejamento.
2 – A partir do projeto, produzir o trabalho final (a pesquisa em si).
3 – Para o projeto de pesquisa, responder às perguntas:
a) O quê?
b) Por quê?
c) Para quê e para quem?
d) Onde realizar?
e) Como?
f) Com que recursos?
g) Quando?
4 – Alguns elementos que compõem o projeto de pesquisa a - Título – resume o conteúdo da pesquisa. Pode ser acompanhado ou não de subtítulo. O título tem caráter geral e o subtítulo delimita com mais precisão os objetivos da pesquisa/trabalho.
Exemplo: A mulher, o poder e a literatura.
b - Justificativa – Por que pesquisar? – é a explicação/exposição dos motivos mais significativos que levaram o pesquisador/aluno a abordar sobre o tema escolhido. Argumentar os motivos (importância social ou científica) que levaram o pesquisador a escolher tal assunto.
c - Objetivos – Para quê pesquisar? – determinam o que o pesquisador pretende com a pesquisa. Devem ser claros e estarem coerentes com o tema proposto. Uma sugestão é colocá-los fazendo uso do verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc.
d - Metodologia – Como realizar a pesquisa? – esclarece o tipo de pesquisa realizada: bibliográfica, de campo, de laboratório, ou seja, são diferentes formas de investigação.
e - Cronograma - Qual é a duração da pesquisa? – etapas da pesquisa dentro de um determinado tempo. f - Referências – Quais as fontes bibliográficas ou de meios eletrônicos consultados que fundamentam o trabalho? - de acordo com as normas da ABNT.