Automação na Produção Moderna
Hoje em dia, a fim de obter produto de alta qualidade, a fábrica tem q dominar a tecnologia de controle. Por exemplo, para produzir peças de tamanho e forma de alta precisão, a máquina tem que funcionar de acordo com os procedimentos exigidos. Caso se encontre desvia dos requisitos ou uma tendência, temos que controlar e corregir para funcionamento certo.
Depois desse processo, ainda precisamos detectar o produto. Nesse aspecto, não só garante a qualidade, mas também é para testar se máquina e processo estão corretos e sobcontroles. Assim, completamos mais uma etapa no controle do processo da produção.
A produtividade, de um lado, está relacionada com a velocidade do funcionamento da máquina, de outro, depende do planejamento e grau de automação do sistema de produção. A primeira parte, estuda-se no curso de engenharia de produção, já a segunda, engenharia elétrica.
Atualmente, a automação não é mais aquele que se realiza através da estrutura mecânica, porém utiliza eletrotecnica e computador como o núcleo para alcançar o controle de auto-adaptação e inteligência artificial. O controle de auto-adaptação, isto é fazer com que as máquinas possam se adpatar automaicamente com mundanças de ambientes e condições, internos ou externos. Já a inteligência artificil é a capacidade das máquinas fazerem as prórprias decisões de acordo das mudanças. Tudo isso depende da eletrotecnica.
A tendência de hoje, com o desenvolvimento acerelado, é que cada vez mais produtos estão utilizando a tecnologia de automação. Se a fábrica não renova com o rítmo, já perderá a competitividade.