Normas ABNT
Esta norma fixa exigências para a escrita usada em desenhos técnicos. As principais exigências são: Legibilidade, uniformidade e condição propícia à reprodução digital do documento.
A escrita pode ser vertical ou inclinada em um ângulo de 15º para direita. A norma NBR 8402 apresenta ainda uma tabela com as proporções e dimensões dos caracteres:
A altura ‘h’, é a dimensão funcional para o tamanho nominal das letras maiúsculas, sendo definida a seguinte escala de tamanhos nominais em mm: 2,5 - 3,5 - 5,0 - 7,0 - 10,0 - 20,0. As dimensões dos caracteres (largura, espaçamento entre caracteres, linhas e palavras, espessura da linha) são definidas com base na altura da letra maiúscula.
NBR 10068 / Out-1987 / Folha de desenho - Leiaute e dimensões
Equivalente Internacional: ISO 5457
Tem como objetivo padronizar as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos. A norma apresenta, entre outros aspectos, o leiaute da folha com vistas a: posição e dimensão da legenda, margem e quadro, marcas de centro, escala métrica de referência, sistema de referência por malhas e marcas de corte.
O formato básico para desenhos técnicos é o retângulo de área igual a 1,0 m² e de lados medindo 841mm x 1189mm. A partir deste formato, chamado
A0, derivam-se os demais formatos.
As margens são limitadas pelo contorno externo da folha e quadro. A margem esquerda serve para ser perfurada e utilizada no arquivamento, por isso tem dimensão maior que as margens restantes.
A legenda deve estar dentro do quadro para desenho de tal forma que contenha todos os dados para identificar o desenho (titulo, escala, unidade dimensional utilizada, data de realização do desenho, numero de registro, nome da empresa proprietária, nome do desenhista ou projetista, numero da folha e total de folhas), esta deve estar localizada no canto inferior