Câncer
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CLÍNICA
PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
MS. JAMILTON ALVES FARIAS
ANA KARULINE CÂMARA DANTAS
MÁRCIA FLORENTINO SOARES
CÂNCER: O IMPACTO NO COTIDIANO DE VIDA
João Pessoa
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
SUMÁRIO 2
1INTRODUÇÃO 3
2DESENVOLVIMENTO 4
2.2 REFLETINDO O CASO COM OS AUTORES 9
3CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
ZERO HORA. Dificuldade de lidar com diagnóstico de câncer pode gerar depressão grave. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/09/dificuldade-de-lidar-com-diagnostico-de-cancer-pode-gerar-depressao-grave-3885696.html. Acesso em: 17 de ago. 2013. 11
1 INTRODUÇÃO O adenocarcinoma é um tipo de tumor maligno que comumente acomete o intestino grosso, com incidência mais frequente em mulheres dos 45 aos 75 anos de idade. Os sintomas não são específicos e podem ser confundidos com outras patologias, por isso é muito importante à avaliação de um médico. (LIBERTAS COMUNIDADE..., 2013).
Os principais sintomas são sangramento e presença de muco nas fezes, mudança nos padrões habituais do funcionamento intestinal (diarréia ou constipação), dor abdominal e outros, porém o câncer pode evoluir inicialmente sem sintomas. Pessoas mais jovens que tenham parentes diagnosticados com carcinoma colo-retais devem ter uma maior atenção e procurar um médico para uma avaliação. (LIBERTAS COMUNIDADE..., 2013). O principal mecanismo de desenvolvimento do carcinoma colo-retal consiste em inúmeras mutações nos genes das células intestinais que se proliferam desordenadamente gerando pequenos tumores benignos denominados pólipos. A ocorrência de outras mutações promove a malignização destes pólipos. Acredita-se que essas mutações originem-se de fatores do dia-a-dia como consumo excessivo de álcool, gorduras, cigarro e também pela falta da ingestão de alguns nutrientes.